Em 1917,três pequenos pastores portugueses -Lúcia,Francisco e Jacinta - testemunharam a aparição de Nossa Senhora de Fátima por seis vezes.A eles.Nossa Senhora teria confiado três segredos.Lúcia chegou a dialogar com Nossa Senhora.Francisco morreu em 1919,anos dez anos,vitima de gripe.Sua irmã.Jacinta.Faleceu no ano seguinte,com nove anos,em consequência de uma tuberculose.
No inicio,os três foram alvo de chacotas na aldeia de Cova da Iria,a 135 quilômetros de Lisboa,e receberam reprimendas do pároco local.Só depois de dez anos a Igreja reconheceu oficialmente as aparições.
Lúcia,que entrou para uma escola religiosa e se tornou irmã carmelita,revelou a primeira e a segunda parte do segredo em 1940.A primeira é uma terrível descrição do inferno.Na segunda,a Virgem teria colocado a conversão da Rússia ao cristianismo como condição para a humanidade se redimir.
A terceira parte do segundo,associada ao anúncio de guerras e catástrofes,foi revelada somente ao papa Pio XII e a seus sucessores no pontificado.Nenhum deles,por enquanto,julgou importante revelá-la.
A festa da aparição é comemorada no dia 13 de maio.O santuário de Fátima,em Portugal,recebe 4 milhões de peregrinos todos os anos.