Assassin's Creed III é a sequela directa de Assassin's Creed: Reveletions de 2011. Ubisoft também revelou que o jogo é maior do que os capítulos anteriores da série. Foi lançado mundialmente para PlayStation 3 e Xbox 360, começando na América do Norte no dia 30 de outubro de 2012 e no Brasil a 15 de Novembro de 2012.
O jogo decorre antes, durante e depois da Revolução Americana entre 1753 e 1783 e tem um novo personagem principal:"Connor". Em adição ao período histórico, o jogo também se situa no chamado "período presente", onde a história, que se desenrola em redor do personagem principal, Desmond Miles que vai tentar evitar o Apocalipse em 2012, chegará a uma conclusão. Os jogadores irão jogar mais com Desmond do que nos títulos anteriores da série.
Utiliza um novo motor de jogo, o Anvil Next. Construído de raiz, é dito que o motor utiliza toda a capacidade dos sistemas actuais e que consegue dar "uma experiência Assassin's Creed da próxima geração."
Assassin's Creed III também foi alvo de controvérsia e polémica, devido ao marketing utilizado para o promover. A Ubisoft, particularmente a sua subsidiária franco-canadiana a Ubisoft Montreal, teve de afastar várias acusações crescentes sobre preconceitos anti-Britânicos e pró-Americanos.