- Antes da Primeira Guerra Mundial ,as mulheres praticamente não tinham formação intelectual.Quando seus maridos iam à luta,restava-lhes a incumbência de manter o lar.Para isso,se empregavam como domésticas em residências mais ricas.
- As domésticas não eram remuneradas regularmente.Recebiam retribuições esporádicas,sujeitas a descontos,caso quebrassem alguma louças ou estragassem as roupas.
- As jornadas de trabalho,até meados do século XX ,eram ilimitadas.
- Na Europa era reservado à empregada doméstica o último andar das residências,o mais frio e sem acesso ao aquecimento.Muitas morriam de tuberculose.
- Empregadas domésticas sempre foram presas fáceis dos patrões e de seus filhos.Muitas tinham,entre suas funções,iniciar os garotos da casa na vida sexual.
- Nem tudo era problema na vida das domesticas.Algumas,muito queridas pelos patrões,ganhavam dotes em ouro para poder 'comprar' um marido.Em geral,esses maridos eram operários em má situação financeira.
- No romance Les Bonnes,as irmãs Christine e Lá Papin,de 28 e 21 anos retratadas como anjos,assassinaram a patroa,arrancando-lhe os olhos em seguida.O livro relembrava casos reais ocorrido na Europa.
Categoria:
como surgiram as empregadas,
curiosidades,
empregadas,
historia das empregadas,
surgimento das empregadas