Cirros : Lembram rabos de cavalo.Ficam a 8 mil metros de altitude,numa temperatura inferior a 0º C.Por isso,são constituídas de microscópicos cristais de gelo.
Cirros-estratos : Ficam logo abaixo dos cirros e também são formadas por cristais de gelo.Lembram véus brancos e transparentes.
Cirros-cúmulos : Difíceis de serem vistas,pois são remanescentes de cirros-estratos.Seus flocos se agrupam de uma forma parecida com a que o mar assume na arrebentação.
Altos-estratos : Sua cor varia entre o azul e o cinza.Altera a luminosidade normal do Sol e da Lua,dando-lhes um brilho filtrado.
Altos-Cúmulos : Ficam a 4 mil metros.São formadas por gotículas de água e cristais de gelo.Lembrando os flocos de lã de carneiro.
Estratos-nimbos : Também chegam a 4 mil metros.Pesadas e maciças,essas nuvens se desfazem em temporais violentas,neve,granizo e causam até furacões.
Estratos-cúmulos : Cobrem grande faixas do céu e garoa e o máximo que conseguem ocasionar.Aparecem em formações extensas,que lembram campos de neblina.Estão a 2 mil metros de altura.
Cúmulo : Tem a forma de uma couve-flor e é sinal de bom tempo.
Cúmulos-nimbos : Temporal na certa.Essas nuvens de chuva trazem a água de volta à terra,para que depois evapore de novo e suba outra vez ao céu.São elas também ao responsáveis pelas chuvas de granizo(quando as gotículas de água se congelam).Ficam a mil metros de altura.
A quantidade de chuva que sai num determinado local é medida por um aparelho de metal,em forma cilíndrica e com a ponta afunilada,chamado pluviômetro.Depois de 24 horas,a água recolhida é transferida por meio de uma torneirinha para provetas graduadas,que possibilitam a leitura da quantidade de chuva.Se houver quinze milímetros de água dentro do pluviômetro,isso significa que,naquele período,caíram quinze litros de água de chuva em cada metro quadrado da região.
Categoria:
céu,
cumulus nimbus,
curioso,
forma das nuvens,
imaginação sobre as nuvens,
nuvens,
o que são nuvens,
resumo sobre nuvens,
tipo de nuvem